quinta-feira, 4 de março de 2010

Historia do Itapoã-DF

Historia do Itapoã

Na métade da década de 90 ouve fracionamento de terra por grileiros no local onde é conhecido por Itapoã I com intuito de virar o CONDOMÍNIO ITAPOÃ.

A aeronáutica cercou a área com soldados reivindicou a área como sendo sua e os responsáveis pela grilhagem foram acionados na justiça. Somente os moradores que já havia construído suas casas ficaram e ninguém mais entrou, especialmente com material de construção.

Mas a aeronáutica cansada de esperar cedeu e relaxou na vigilância em 2000. Foi quando os compradores e não compradores fixaram suas moradias (barracos) da noite para o dia.

O ano de 2001 foi marcado pela chegada de famílias de outros Estados e do Paranoá. Alguns afirmavam que fugiam do aluguel que não podiam pagar na cidade vizinha, outros justificavam que no Itapoã viam a única chance de ter uma moradia. Assim, a expectativa de regularização estimulou o crescimento do núcleo.

Em 2003 foi criada a subadministração do Itapoã, vinculada à administração regional do Paranoá, por meio da aprovação do Projeto de Lei nº 698/03. Em 03 de janeiro de 2005 foi criada a RA XXVIII por meio da Lei nº 3.527.

No início, 2,5 mil pessoas lotearam a área que hoje é conhecida como Itapoã II. As regiões vizinhas Fazendinha e Del Lago, uma área pública e a outra particular, receberam seus primeiros invasores logo em seguida.

Os mandados de reintegração de posse foram apresentados por oficiais de Justiça acompanhados da Polícia Militar. Alguns barracos foram retirados, mas os invasores retornaram. Muitas famílias trabalhavam durante a semana e aproveitavam os sábados e domingos para transformar seus barracos em casas de alvenaria.

Trata-se da Região Administrativa do Distrito Federal que possui aproximadamente 120 mil pessoas.
Sua área e limites territoriais ainda não estão definidos e se encontram em fase de estudo.

Por causa do crescimento desordenado, os problemas eram inevitáveis. Fossas e poços d água eram cavados todos os dias. Com o início das chuvas, problemas de saúde apareciam por causa da contaminação em poços.
Em agosto de 2007, um acordo homologado entre o GDF, através da Procuradoria Geral do DF, e a União, através da Procuradoria Geral da República, liberou obras emergenciais para o Itapoã.

As obras liberadas foram: construção de galerias para a captação de águas pluviais ou drenagem pluvial, bem como a implantação do asfalto nas vias da cidade; construção de um Centro de Saúde 24 horas; cinco postos policiais; uma escola de ensino fundamental e um restaurante comunitário.

Com 90% de pavimentação concluída em toda a cidade, a primeira etapa de execução de sinalização horizontal já foi finalizada nas Avenidas Comerciais do Del Lago e da Fazendinha. Calçadas, meios-fios, quebra-molas, placas de velocidade, rede de esgoto e drenagem pluvial já são realidade.

Aniversário da cidade: 03/02


Bibliografia:

Fonte: http://www.itapoa.df.gov.br/

CODEPLAN
Coletânea de Informações Socioeconômicas – Novembro/2006.
http://www.codeplan.df.gov.br/sites/200/216/00000054.pdf

Coletânea de Informações Socioeconômicas – Maio/2007.
http://www.codeplan.df.gov.br/sites/200/216/00000226.pdf

Um comentário:

  1. Ola Jackson, Beleza ??? Peguei o link deste Blog com o Adriano.
    Meu caro é o seguinte a CUFA-DF, esta querendo implantar um projeto aqui no Itapoã, e eles me pediram para entrar em contato com + ou - 3 grupos aqui da cidade, não so de Rap mas tambem grupos teatrais e pessoas que querem fazer a diferença junta a cidade. O nome do projeto é Voz Ativa e ira ser lançado no mes que vem...
    Em 2010, o projeto Voz Ativa atuará nas comunidades de Itapoã, Estrutural e Arapoanga. O objetivo é criar uma rede de defesa dos Direitos Humanos, por meio da formação de jovens dessas três comunidades. Os jovens do “Voz Ativa 2010” participarão de oficinas onde serão trabalhados assuntos relacionados ao pertencimento social, questões de raça, gênero e compromisso social, com o objetivo de incentivar o empoderamento e o protagonismo juvenil.
    Durante os meses de março e abril, acontece o período de mobilização e articulação de grupos e parcerias para o projeto. O lançamento oficial para as comunidades acontece em maio.

    O projeto Voz Ativa é uma oportunidade para quebrar paradigmas, para ajudar os jovens a potencializarem suas iniciativas de cidadania e a participarem da formação de redes sociais que fortaleçam suas comunidades, pois o protagonismo hoje representa uma possibilidade para a resolução dos conflitos ali existentes.
    Gostaria de participar ?
    Esse projeto é voltado para o Itapoã então tem que ser gente daqui. se tiver interesado meu Num :9195-5778 espero sua resposta o quanto antes .
    AHH se vc puder postar em seu blog para que os grupos ou pessoas possam participar agradeço.
    Ah Meu nome é Nélio. Valeu meu caro um abraço.

    ResponderExcluir